Defesa Civil de Manhuaçu reforça ações emergenciais para períodos chuvosos

Vinicius Silva

Defesa Civil de Manhuaçu reforça ações emergenciais para períodos chuvosos

MANHUAÇU (MG) – Diante da previsão de fortes chuvas para este final de semana, o grupo para gerenciamento de crise realizou nova reunião em Manhuaçu, nesta quinta-feira, 23/01, para o estabelecimento de ações preventivas e emergenciais para atendimento à população.

A reunião ocorreu no Gabinete Municipal, com a participação da Prefeita Cici Magalhães e secretariado; Comandante do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, Tenente Flávio Motta; rep. da Polícia Militar, Tenente Suelen; Vininha Nacif e José Maria Dornelas (Defesa Civil); representantes das Secretarias de Obras, Planejamento, Assistência Social, Meio Ambiente e SAAE, além de membros da imprensa. 

Os trabalhos do grupo são coordenados por Tenente Flávio Motta, do Corpo de Bombeiros. Nesta reunião, foram definidos preparativos como o plantão no período chuvoso e a disponibilidade de pessoas e máquinas pesadas para o atendimento de eventuais ocorrências como inundação, deslizamento e outras que demandam socorro.

Além disto, foi levantada também a questão dos abrigos disponíveis, os trabalhos de vistoria em locais de risco, o monitoramento do Rio Manhuaçu quanto ao volume de água, o reforço das orientações à população e a divulgação dos contatos telefônicos para emergências.

O problema das fake news (notícias falsas) propagadas em redes sociais e aplicativos de celular também foi mencionado na reunião. Estas falsas publicações causam pânico e confundem a população. Exemplo recente foi o vídeo que alegava ser o registro de violenta tempestade em Manhuaçu, destruindo árvores em um sítio, quando, na realidade, trata-se de ocorrência passada há mais de ano e em outro Estado brasileiro.

Como preparativo para esta reunião, na terça-feira, 21, a Prefeita se reuniu com o secretariado e servidores para o levantamento de materiais disponíveis e outros preparativos internos.

Entre as ações preventivas, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, mantém plantão de assistente social para o atendimento às pessoas desabrigadas. Felizmente, até o presente momento, não há registro de famílias desalojadas por causa das recentes chuvas.

Em outra frente de trabalho da Administração, o SAMAL realiza a desobstrução e limpeza das margens do Rio Manhuaçu, durante vários meses do ano, favorecendo o fluxo das águas e minimizando riscos de enchentes. Além disto, equipes de servidores formam frentes de trabalho com a Secretaria de Obras para serviços emergenciais.

A Defesa Civil monitora residências, pontes e demais construções, além das ruas, em situação de riscos decorrentes de deslizamento ou desabamento.

A Polícia Militar do 11º BPM também é grande parceira deste trabalho, auxiliando no monitoramento do rio, especialmente durante a madrugada.

O SAAE também contribui com o monitoramento e manutenção de redes, entre outras atividades.

Em Manhuaçu, os telefones de emergência são o 193 (Bombeiros) 190 (Polícia Militar) e 3339 2740 e 3339 2741 (Defesa Civil).

Fonte: https://www.portalcaparao.com.br/noticias

Next Post

Açudes se rompem e alagam parte de Aricanduva, no Vale do Jequitinhonha

Açudes se rompem e alagam parte de Aricanduva, no Vale do Jequitinhonha

Subscribe US Now

Pular para a barra de ferramentas