Mais quatro cidades decretaram situação de emergência por causa do novo coronavírus na Zona da Mata



As prefeituras de São João Nepomuceno, Leopoldina, Rio Pomba e Santos Dumont suspenderam aulas e adotaram medidas para a prevenção da Covid-19.

Por Amanda Andrade, G1 Zona da Mata


Fachada da Prefeitura de São João Nepomuceno — Foto: Fellype Alberto/G1

Fachada da Prefeitura de São João Nepomuceno — Foto: Fellype Alberto/G1

As prefeituras de São João Nepomuceno, Leopoldina, Rio Pomba e Santos Dumont emitiram nesta terça-feira (17) decretos de situação de emergência em saúde pública por causa do novo coronavírus.

Com a medida, as aulas da rede municipal estão suspensas e eventos foram cancelados ou adiados. Veja abaixo as medidas tomadas em cada cidade.

São João Nepomuceno

O prefeito Ernandes José da Silva (PSB) determinou a suspensão das aulas da rede municipal entre esta quarta-feira (18) e o domingo (22).

Prefeito de São João Nepomuceno anunciou decreto por causa do coronavírus — Foto: Prefeitura/Divulgação

Prefeito de São João Nepomuceno anunciou decreto por causa do coronavírus — Foto: Prefeitura/Divulgação

As atividades do Pacto de Ação e Integração Social (PAIS) e atividade de escolas de futebol, treinamentos e participação ficam suspensas durante o mesmo período.

Foi criado o Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo novo coronavírus.

As atividades e eventos abaixo foram interrompidos pelos próximos 30 dias:

  • Funcionamento das praças de esporte dos Bairros Santa Rita, Três Marias, Centenário e São Cristóvão;
  • Projetos sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras);
  • Atendimentos do Departamento Odontológico, exceto em caso de urgência;
  • Apresentações culturais ou musicais da Feira do Produtor;
  • Eventos públicos com mais de 100 pessoas;
  • Eventos oficiais do Município;
  • Transporte municipal universitário.

As secretarias municipais, a Procuradoria Geral do Município e a Defesa Civil irão manter regime de plantão durante o fim de semana.

Os seguintes eventos foram adiados e as novas datas serão posteriormente informadas.

  • Exposição Agropecuária de São João Nepomuceno;
  • Etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG;
  • Campeonato Municipal de Futebol;
  • Campeonato Municipal de Damas;
  • Festival Comida de Botiquim;
  • Api Rock Festival;
  • Festival Cidade da Música.

As repartições públicas, com exceção dos estabelecimentos públicos de saúde, terão expediente externo reduzido para atendimento ao público de segunda à sexta-feira, das 12h às 16h.

Santos Dumont

O prefeito Carlos Alberto de Azevedo (PPS) determinou a suspensão de aulas em toda rede municipal de ensino por até 15 dias, a partir desta terça-feira .

O decreto proíbe também a realização de shows, eventos culturais e esportivos, feiras-livre, eventos em ambientes fechados, passeatas, festas populares e similares.

Foi criado um Comitê de Gestão de Crise com secretarias municipais, hospitais da cidade, Polícia Militar (PM) e Polícia Civil.

Também fica determinado que pessoa que vier de viagem internacional e de área de contágio comunitário deverá comunicar a Secretaria Municipal de Saúde e ficar em isolamento pelo período mínimo de sete dias.

Rio Pomba

O prefeito Marcos Pascoalino (PMDB) suspendeu, por 15 dias a partir desta terça-feira, os eventos esportivos e as aulas escolares, em todas as unidades de ensino, entram em recesso escolar pelo mesmo período, podendo ser prorrogado dependo da situação do país.

Rio Pomba  — Foto: Prefeitura de Rio Pomba/Divulgação

Rio Pomba — Foto: Prefeitura de Rio Pomba/Divulgação

Ficou determinada também a contratação por prazo determinado de pessoal para atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público e realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, vacinação e tratamentos médicos específicos, de acordo com a necessidade.

Os atendimentos nas unidades de Saúde municipais serão regulamentados pela Secretaria, através de notas técnicas. Além disso, o expediente dos órgãos e repartições administrativas públicas municipais será realizado internamente pelos próximos sete dias, podendo ser prorrogado. Os secretários de cada pasta farão o escalonamento dos servidores conforme as necessidades de sua respectiva pasta.

Leopoldina

O prefeito José Roberto de Oliveira (PSC) determinou a suspensão de atividades educacionais em todas as creches, escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino pública e privada de Leopoldina por sete dias, a partir de quarta-feira.

Prefeitura de Leopoldina — Foto: Júlio Cabral/Arquivo pessoal

Prefeitura de Leopoldina — Foto: Júlio Cabral/Arquivo pessoal

Também foi decretada a suspensão de eventos, de qualquer natureza, que exijam licenças do Poder Público, com público superior a 50 pessoas, em local aberto ou fechado, por 30 dias.

As atividades eventos coletivos em local aberto e fechado, eventos sociais, culturais e desportivos também foram interrompidos pelo mesmo período.

A prefeitura pode negar a licença ou cancelar alvarás expedidos de eventos, shows, feiras, eventos científicos e desportivos, passeatas e afins, por 30 dias.

As férias dos profissionais vinculados às secretarias de Saúde e de Assistência Social foram suspensas e as visitas a abrigos e unidades prisionais, inclusive as de natureza íntima, também estão interrompidas.

Fonte: g1.globo.com/mg

Vinicius Silva Sou Vinicius Silva Nascido na cidade de Queimados -RJ mas vim ainda muito pequeno para Minas gerais em São Pedro dos Ferros onde de idas e vindas da minha família entre São Pedro-MG e a Vila Americana -RJ fincamos raízes em São Pedro onde concluir meu ensino fundamental e Médio; fiz faculdade de Administração na FUPAC de Raul Soares-MG e Licenciatura curta de Matemática pela Unifram Viçosa - Cruzeiro Sul; minha vida era comunicar com povo nos eventos da Villas-Produções por minas gerais com radio pela 1º vez foi na Ativa FM em são pedro dos ferros e estou pela 2º vez no programa Cantinho Sertanejo na radio Onda Líder FM em simultâneo com Web-Alternativa-Hits de Rio Casca.

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas